Números que Impactam Economias, Mentes e Corações

Os números que envolvem tamanha operação realmente nos deixam de bocas abertas. Vejam aqui esses indicadores que movimentam toda a cadeira produtiva do nosso setor, com destaque para o quesito segurança.

Em uma articulação à altura da celebração dos 100 anos do Banco Itaú, Madonna traz para o Brasil uma performance de Celebration Tour, a última que a cantora fará, pelo menos com essa estrutura e que é um agradecimento aos fãs por comemorarem mais de quatro décadas de sua carreira.

O país já estava até mesmo conformado com a ausência da agenda em solos tupiniquins e quando as especulações começaram, os fãs, comerciantes, cadeia produtiva do show business se animaram.

O anúncio do espetáculo em moldes gigantescos, ao ar livre, no coração de uma das mais famosas praias do mundo, Copacabana e com ingresso gratuito, realmente foi o auge da alegria.

Será o maior show da carreira da cantora norte-americana. O palco principal começa às 19h, com DJs — incluindo o Diplo. A entrada de Madonna está prevista para às 21h45, com 2h de duração e ainda poderá ter a participação de Anitta.

Os números que envolvem tamanha operação realmente nos deixam de bocas abertas:

São esperadas 1,5 milhão de pessoas nas areias de Copacabana. 150 mil delas devem ser turistas, acredita o poder público e é possível constatar isso com a diversidade de sotaques e idiomas já ouvidos em toda a orla carioca.

No total, 270 toneladas de equipamento chegaram ao Rio para a montagem da Celebration Tour. Todo o material chegou dividido em três aviões de carga.

18 torres de som e telões fazem parte da estrutura montada na praia de Copacabana. Eles são posicionados em frente ao palco — em direção ao Leme — e também na parte traseira — em direção ao posto 6.

Estrutura do palco tem 812m² e foi erguida a 2,40m do chão para que o público distante possa ver. A boca de cena deste palco, de um lado a outro, tem 24 metros — maior que o habitual de 20 metros de grandes shows — e pé direito de 18 metros.

Três passarelas conectadas com o palco para que Madonna se movimente entre o público, além de um elevador. A cantora também terá uma passarela que ligará o Copacabana Palace até o palco, facilitando seu deslocamento, sem tumultos.

A equipe de produção da Madonna inclui 200 pessoas que estão hospedadas em 90 quartos do Copacabana Palace. Por lá foram montadas três academias.

4 mil pessoas estão envolvidas na produção do espetáculo direta ou indiretamente.

45 baús guardam as roupas que a rainha do pop e os dançarinos usarão na noite da festa.

Avião que trouxe Madonna do México ao Brasil é avaliado em R$ 225 milhões.

O valor de toda essa produção é um mistério, mas há hipóteses que sinalizam que valor total da produção do show pode ser de R$ 60 milhões. Já o possível cachê de Madonna seria superior a R$ 17,075 milhões. O município e estado do RJ teriam entrado com R$ 20 milhões.

A Globo teria faturado 51 milhões de reais com a venda de três cotas de patrocínio, segundo a Folha de S Paulo. Exibição acontece na TV aberta, Globoplay e Multishow.

O retorno para a economia da cidade pode chegar a R$ 500 milhões, percebido por meio da geração de emprego e renda, aquecendo toda a cadeia turística no período de menor fluxo do ano. Estima-se que quando encerrar a 'operação Madonna in RIO', a expectativa é que possa ultrapassar R$ 500 milhões.

 Um painel gigante da cantora Madonna na entrada do Túnel Engenheiro Coelho Cintrafaz, que liga os bairros de Copacabana e Botafogo, foi instalado para receber a diva pop. O tamanho do painel impressiona – são 72,7 metros de largura com 14,2 metros de altura. Produzido com impressão digital de alta resolução em mídia vinílica, o material será depois doado para ONGs e cooperativas que trabalham com o reaproveitamento do material de onde surgirão bolsas, sacolas e outras peças.

100% dos quartos de hotéis em Copacabana estarão ocupados. Outros bairros da zona sul e do centro também estão sendo impactados. Expectativa é que a taxa de ocupação na cidade fique em 85%.

A procura por passagens aéreas e rodoviárias para o Rio de Janeiro está em alta com a proximidade do show da cantora. De acordo com levantamento do Cuponomia, portal e aplicativo que oferece cupons de desconto e cashback em compras online, a busca por "passagens aéreas RJ" teve um salto de 170%, enquanto a busca por "passagens de ônibus RJ" cresceu 37%. Esses dados refletem as pesquisas realizadas no site nos últimos 30 dias.

 A cidade tem 170 voos extras durante o período de 01 a 06 de maio, de 27 diferentes cidades. Entre 3 e 4 de maio, a Rodoviária Novo Rio tem 30% de horários extras para movimento de ônibus.

 O Brasil é o quarto país na lista com maior número de plays nos álbuns e nas faixas da cantora na plataforma, o terceiro fora de seu país de origem e o segundo na América Latina, atrás do México.

 Entre os usuários no Brasil, somente neste primeiro trimestre, houve um crescimento de 33% em plays e de 26% em horas de consumo no perfil da cantora no Spotify que hoje soma mais de 7.5 milhões de seguidores e mais de 43 milhões de ouvintes mensais.

 São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades brasileiras entre as TOP 50 no mundo com o maior consumo de conteúdo de Madonna no Spotify - a capital paulista é a terceira no ranking global com mais de meio milhão de ouvintes mensais, atrás de Londres, no Reino Unido, e Santiago, no Chile.

 Pela primeira vez, em 34 anos, desde seu lançamento em 1990, Madonna autorizou o uso da música ‘Vogue’ em um filme publicitário. Considerada a artista de maior relevância cultural do universo pop e uma das figuras mais icônicas e influentes de todos os tempos, Madonna é a protagonista da campanha que comemora os 100 anos do Itaú Unibanco.

 Segundo conta Thaiza Akemi, superintendente de Marketing do Itaú, o objetivo da escolha de Madonna para esse projeto foi convidá-la para dividir com o público brasileiro o que significa para ela ser Feito de Futuro. A liberdade criativa e o respeito à genuinidade da sua carreira foram os pontos essenciais para que ela topasse o desafio. “A música 'Vogue' é um hino à liberdade de expressão e um tributo à cultura pop e à dança. A canção começa com uma chamada para a ação, 'Strike a pose', que é um convite para que as pessoas entendam a sua importância na história de suas vidas, o que tem referência direta ao que queremos comunicar com essa campanha histórica para o Itaú: inspirar as pessoas sobre a importância do tempo, do legado e da longevidade”, conta a executiva.

 Com 40 anos de carreira, a cantora não estrela uma campanha publicitária desde o final da década de 80 e essa é a primeira vez que a diva do pop se associa a uma marca brasileira.

A questão da segurança, o maior receio de muitos, está sendo conduzida com muita maestria e atenção.

3.200 policiais militares estarão espalhados pelo local. A Polícia Militar também informa que 64 viaturas e 65 torres de observação vão garantir a segurança do público.

8 quadriciclos na faixa de areia e no patrulhamento da área.

Grupamento aeromóvel em vias expressas, rodovias e saídas do show.

O local contará com três postos médicos e 550 banheiros químicos. Além disso, terão 30 ambulâncias de UTIs e 80 maqueiros.

Mobilização de 1.500 policiais civis.

Instalação de dois contêiners para a Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. 800 militares, incluindo guarda-vidas, em postos de observação da orla de Copacabana.

Apoio de embarcações, ambulâncias, viaturas de salvamento, caminhões-tanque e 2 drones em pontos de acesso do público ao evento

Instalação de duas centrais de monitoramento público, que também abrigará a secretaria da mulher e assistência social.

150 detectores de metais manuais, tipo raquete, para auxiliar o trabalho da PM.

No controle de trânsito e bloqueios, o esquema irá agrupar 205 operadores de trânsito, 49 motocicletas, 26 viaturas, 10 reboques.

Distribuição de água em pontos estratégicos durante o show.

1518 garis, 1.500 coletores de lixo de 240 litros, 69 veículos, sendo 18 para limpeza hidráulica com água de reuso, 15 pontos de coleta seletiva.

Expectativa é que haja mais de 200 embarcações autorizadas a assistir ao show do mar. No último Réveillon, foram 226 embarcações autorizadas. Marinha espera superar esse número.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho Regional de Técnicos do Rio (CRT) enviaram fiscais no período da montagem para verificar a atuação de engenheiros, arquitetos e técnicos industriais na montagem da infraestrutura.

Essa parceria inédita é uma demonstração da unidade entre os conselhos em resguardar e garantir aos profissionais a fiscalização em todas as áreas de atuação -- afirmou Cosme Chiniara, gerente de fiscalização do Crea-RJ, que percorreu durante uma hora e meia as instalações da “infraestrutura de um show do tamanho que Madonna merece”.

Na atual gestão do presidente do Crea-RJ, o engenheiro Miguel Fernández, foi criado um grupo de trabalho para a fiscalização de megaeventos, com o objetivo de coibir o exercício ilegal das profissões ligadas ao conselho, por leigos, fato que ainda hoje acontece. Esta ação tem o objetivo de proteger preventivamente o público usuário de equipamentos culturais e de entretenimento, na medida em que se garante que apenas profissionais e empresas habilitadas atuem nessas atividades. A experiência já foi bem-sucedida no desfile das escolas de samba do carnaval deste ano, quando fiscais do Crea-RJ montaram uma base no Sambódromo, e puderam acompanhar de perto a execução dos serviços de cerca de 300 engenheiros de 100 empresas. No carnaval, o Crea atuou em conjunto com o CAU.

Todo grande show tem uma área importante, chamada de backstage, onde ficam os camarins dos artistas. A infraestrutura da montagem de um megaevento como o da Madonna, é um show à parte, com muita gente trabalhando sem parar, muita tecnologia e equipamentos de altíssima precisão. Tem até estação meteorológica, onde deve atuar um profissional com registro no Crea. No show de Madonna, são nada menos que 270 toneladas de equipamentos, que incluem quilômetros de cabos e centenas de “cases” (aquelas caixas enormes que levam todo tipo de apetrecho), além de oito telões de led e 12 geradores de energia (com um total de 4.400 Kva, potência suficiente para gerar energia para meio Barrashopping, um dos maiores da AL)

Durante uma hora e meia, os fiscais dos três conselhos percorreram as instalações do show de Madonna numa área de cerca de 2.200 metros quadrados à beira-mar. No local trabalham cerca de 300 funcionários e, desde o dia 14 de abril, quando começaram os trabalhos, não há registro de acidente, afirmam os técnicos de segurança do trabalho.

– O grande desafio de montar uma estrutura dessas aqui é o solo de areia – explica o coordenador da montagem, Leonardo Gontijo, a serviço da empresa Bônus Track, que recebeu os fiscais do Crea, CAU e CRT.

O gerente de fiscalização do Crea, Cosme Chiniara, comentou que a coordenação da montagem do evento demonstrou boa vontade, fornecendo as informações solicitadas pelo Conselho. Cosme observa que foram registradas 23 ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), de 19 engenheiros. Com as ARTs, o Crea pode acompanhar, em caso de necessidade, os responsáveis técnicos pelo evento. Há 13 empresas de engenharia atuando no local.

O diretor de fiscalização e normas do CRT, Luiz Antônio Rocha, afirmou que é histórico o momento em que os fiscais atuam em conjunto para se fazer um trabalho de segurança para quem estiver no evento.

“É o primeiro trabalho de vários que virão. Estamos de parabéns em firmar essa parceria entre os conselhos” – afirmou Luiz Antônio Rocha, que estimou em 150 a 200 técnicos atuando na montagem do show.

Rocha lembrou que os técnicos atuam principalmente na parte elétrica e na edificação para instalação do piso. “É um trabalho de uma responsabilidade tremenda”, observou Rocha., acompanhado do coordenador de fiscalização, Silair Cabral, e uma equipe de fiscais do CRT.

Sem dúvida, uma das maiores operações que a praia de Copacabana já presenciou para receber um mega evento de tamanha envergadura.

E a gente só pode ficar na torcida para essa ação realmente entre para a história de todos os envolvidos e amplie a percepção positiva reputacional de cada envolvido.

Agora, é preparar-se para a festa, fazer pose e cantar em coro com Madonna em Holiday:

Se nós tirássemos uma folga/ Tirássemos um dia para comemorar/ Só um dia da vida/ Seria tão, seria tão legal/ Todo mundo espalhando a notícia/Nós vamos fazer uma comemoração/Pelo mundo inteiro/Em todas as nações/É hora dos bons momentos/Esqueça os maus momentos oh yeah/Um dia para nos unirmos/Para aliviar a pressão/Nós precisamos de uma folga.” Tradução livre.

A hora chegou! Let´s enjoy it!