Fórum Eventos traz tendências e experiências no primeiro dia de programação

Mais importante encontro da indústria de Eventos do país reúne especialistas no Tokio Marine Hall, em São Paulo
Abertura Fórum Eventos 2024

Futuro dos Eventos, IA, ESG, experiências imersivas da tecnologia HADO, segurança, jornada do cliente, e feiras foram assuntos que marcaram o primeiro dia do Fórum Eventos, o principal encontro da indústria de Eventos no Brasil, neste dia 29, em São Paulo. O encontro ainda contou com o lançamento de oito livros da Coleção Conecta Eventos.

Após a abertura dos trabalhos com o diretor do Fórum, Sergio Junqueira Arantes, Marcelo Flores, CEO BusinessLand, “explorou o desconhecido”, para ajudar os participantes a entender como o futuro pode transformar os eventos. Falou sobre fusão de informações e das novas gerações que ditam regras e inspiram o desenvolvimento de novos caminhos. Citou o trabalho como elo de conexão, falou sobre liberdade expandida e sobre a importância de reunir ferramentas e tecnologia para criar conexões emocionais verdadeiras.

“Tudo o que vamos inovar tem uma combinação de coisas já existentes com novas. Recriamos ideias existentes para criar algo novo. E a tecnologia dá velocidade, nos ajuda a dar um salto quântico em nossa criatividade. Criatividade combina novas ideias e gera soluções para inovarmos em diferentes campos da vida. E, desta forma, conectamos emoções e pessoas à marcas em territórios de experiências”, enfatizou.

Para ele, a fórmula do futuro dos eventos é simples: conexões emocionais. “Somos um arsenal de geração de dados. Usar dados, aprender a reaprender, desafiar o futuro, conectar tecnologias, criar experiências memoráveis, reais ou sintéticas. Precisamos o tempo todo continuar explorando o desconhecido”, finalizou.

IA nos Eventos

O segundo painel do Fórum Eventos 2024 trouxe Carolina Mello, Gestora de Inteligência de Eventos no iFood, para falar sobre inteligência artificial. A IA é uma realidade no iFood há 5 anos. Alimentar o futuro do mundo tornou-se o propósito do iFood e uma nova “chave” virou, com investimentos em tecnologia e inovação.

A líder de Eventos do iFood lembrou que já possível fazer um evento com custo zero, propósito da IA. “Pode ser trabalhoso, mas é possível eliminar custos do budget, como ter um avatar no lugar de um mestre de cerimônia”, disse. “Essa nova geração vem pronta para usar IA. Não é mais código, SQL, é PROMPT. É essencial aprender a escrever prompt. Ser curioso, tentar, fazer, se jogar, hoje ninguém mais precisa ser expert, a tecnologia faz por nós”.

Carolina Melo acredita que a tecnologia da IA vem para agregar ao trabalho. “Todo mundo olha como ser substituído, mas a tecnologia vem para ser seu braço. Empresas e negócios que não acompanharem vão ficar para trás”, afirmou. “Comece pequeno, no dia a dia, descubra como alavancar a IA. AI Assistant, decisão com dados, experiências imersivas, self checkin, hiper personalização podem ser exemplos de ações. Avalie as necessidades e desafios atuais e pesquise soluções”, recomendou.

ESG

A consciência ESG é uma das principais necessidades da indústria de Eventos. Para tratar sobre a importância do assunto, o painel ESG nos Eventos reuniu de Alexis Pagliarini (Criativista ESG4), Daiane Lima (ESG), Daniel de Freitas Costa (Conselheiro ESG), Juliana Patti (Head of Event & Disclosure Management LATAM na Bayer), Lívio Giosa (Presidente CENAM - Centro Nacional de Modernização Empresarial), Patricia Ellen (co-founder Aya Earth), Paulo Perrotti (CEO ESG Solution) e Ronaldo Ferreira Jr (Ampro – Associação de Marketing Promocional) neste primeiro dia do Fórum Eventos 2024.

Aqueles que acharem que ainda não é hora de abraçar esses princípios podem ser preteridos. Todos se engajem, sob risco de ficarem fora do mercado”, lembrou Alexis Pagliarini. “Começamos a caminhar a partir da mudança de comportamento. Ter consciência não só da governança, mas de cada um conseguir trazer engajamento para todos que fazem parte dos negócios”, lembrou Daiana Lima. “Nem sempre a ativação de um evento aplicando ESG precisa ser mais cara, tem criatividade, ação social, parceria com fornecedores. O importante é começar”, complementou Juliana Patti. Usar soluções baseadas na natureza, transição energética, uso de recursos financeiros de forma sustentável foram exemplos dados por Patrícia Ellen.

Segurança

O Fórum Eventos também tratou sobre o quesito segurança que, erroneamente, acaba sendo o ponto mais suscetível em cortes durante o planejamento de um evento. Durante o painel, Andrea Nakane, autora e membro do MPI – Meeting Professional International, lembrou que segurança envolve muito mais, ou seja, a integridade física, moral e emocional dos participantes e de todos que trabalham para que o evento seja colocado em prática.

Ainda estamos nos anos 80 na segurança. A atividade de prestação de serviço e segurança não está de forma colaborativa, mas cooperativa. Não basta contratar empresa de segurança se não é capacitada e treinada para aquele evento”, destacou Camilo D´Ornellas, Especialista em Segurança. Já Flávio Carrera, da Cava Segurança, lembrou que as empresas acabam fazendo o papel do gestor de segurança do evento, mas é importante atentar para as condições colocadas antes da contratação.

Tudo precisa estar dentro das normas ou regras para ter o seguro acionado, lembrou Juliana Santos, da Axpert Underwriting. Independentemente da quantidade de pessoas e do tamanho, Juliana ressaltou a necessidade da contratação do seguro. “Por mais que tudo esteja sob controle, imprevistos acontecem, ter apólice de seguros pode evitar de a empresa vá à falência. Quanto mais cultura, mais barato o seguro fica para o mercado”, afirmou.

Tecnologia HADO

Uma das novidades trazidas na edição de 2024 do Fórum Eventos, o painel Quadra HADO levou ao público experiências imersivas e interativas da tecnologia HADO neste primeiro dia do Fórum. Esporte eletrônico de alto impacto, o HADO vem minimizando a rejeição da tecnologia imersiva e promovendo experiências para team Building, visando melhorar e incentivar as relações sociais.

No painel, comandado por Juliano Kimura (Confraria Web3) e Vanessa Martin (VM Consultoria), foram abordados temas além da realidade aumentada, como liderança, trabalho em equipe, estratégia e conhecimento de mercado.

Estratégia, mente aberta, experimentação, fazer diferente, tendências. Não é só um jogo, mas uma ferramenta corporativa para tornar o evento mais engajador e entender como são as pessoas. Essa jornada da tecnologia impactando a nossa área não vai parar”, afirmou Vanessa Martin.

Durante o painel, participantes do Fórum Eventos foram convidados para experimentar o HADO. “Os eventos precisam se preparar para estar à frente dessa experiência de usuário com realidade mista em ambientes sobrepostos, onde existe um estande, mas, também há uma camada virtual que é vista através da tecnologia. Nos eventos presenciais hoje vemos pouco essa integração real versus virtual, mas a tendência é que essas experiências sejam cada vez mais intuitivas”, enfatiza Juliano Kimura.

Jornada do cliente, Feiras e mais

Paula Marins, gerente de Omnichannel & Digital na Biogen, fala sobre “Eventos na Jornada do Cliente & Efetividade”. Na sequência, Eduardo Zorzanello (sócio-diretor na Rossi & Zorzanello), Helvio Pompeo (Febratex Group), João Paulo Picolo (CEO NürnbergMesse Brasil), Malu Sevieri (General Manager na Emme Brasil / Messe Düsseldorf) e (Romano Pansera (RPWorks) falaram ainda sobre as Feiras de Negócios.

A programação do primeiro dia encerrou com uma noite de autógrafos com os autores dos livros Perspectivas na Formação Acadêmica em Eventos, ESG nos Eventos, Segurança em Eventos, Comunicação & Eventos, Manual de Cerimonial e Protocolo, Lançamento de Produtos, Feiras de Negócios B2B e Hospitalidade em Eventos, que fazem parte da Coleção Conecta Eventos e foram especialmente durante o Fórum Eventos, com a participação de mais de 40 autores.

O Fórum Eventos 2024 segue até o dia 30 de abril, no Tokio Marine Hall, na capital paulista. Participam do Fórum gestores de eventos das principais empresas nacionais, além de representantes de agências, promotores e organizadores de eventos, fornecedores de serviços e equipamentos, assim como destinos, hotéis e centro de convenções.

Acompanhe os melhores momentos na página oficial do evento no Instagram @forumeventos