Conhecer jornada do cliente é essencial para planejar eventos

Eventos: ter ou não ter?
Paula Marins, Gerente de Omnichannel & Digital na Biogen

A gerente de Omnichannel & Digital na Biogen, Paula Marins deu uma aula sobre jornada do cliente para os participantes do primeiro dia do Fórum Eventos 2024. Entender a persona do cliente, o que ele pensa, sente, vê e escuta é essencial para entender a efetividade da ferramenta eventos, explicou a especialista.

O evento fala sobre a sua marca, dá visibilidade, diferenciação dos concorrentes, estimula relacionamento e confiança, liderança e expertise, reúne mídia e conteúdo, gera networking (feedback em tempo real). Como vocês tem inserido o evento na jornada do cliente? Ele não é somente uma persona, são diversos perfis. Trace dois ou três deles. É importante conhecê-lo para traçar sua jornada – que é composta de começo, meio e fim. Tenha um mapa, defina os KPIs e ficará mais fácil mensurar o que faz sucesso ou não”, ressaltou.

Paula Marins também falou sobre a importância da efetividade e do engajamento antes, durante e depois do evento. “Efetividade é a capacidade de se alcançar plenamente um objetivo utilizando o mínimo de recurso possível, cumprindo com a finalidade definida. Faça sua parte e use as tecnologias ao seu favou. Engajamento é manter o cliente perto de você. Para alguns eventos, fazemos um aquecimento prévio, como um webinar sobre o que vai acontecer, para que o seu público tenha vontade de participar”, exemplificou.

As redes sociais também devem ser usadas para impactar positivamente. “A reputação de uma empresa pode ser muito bem impactada numa rede social. Como a comunidade continua propagando a mensagem do evento? Tem que ser bem orquestrado, para que possa ser utilizada a seu favor”, lembrou.

A gerente da Biogen enfatizou que cada ponto da jornada comunica. Outras dicas passadas foram mensurar os pontos de contato com o cliente, o número de leads, downloads e hashtags, além de organizar uma reunião pós-evento para checar o que funcionou ou não, “sempre ouvindo os clientes e as personas”, mencionou.

O Fórum Eventos 2024 continua neste dia 30 de abril no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Acompanhe os melhores momentos na página oficial do evento no Instagram @forumeventos.

* Fotos Destaques: Divulgação/Polly Eventos